Perda Auditiva

A orelha divide-se em três partes.

» 1 – Orelha Externa

Responsável pela captação dos sons, que percorrem o conduto auditivo externo.

 

» 2 – Orelha Média
Os sons que entram pela orelha externa, fazem vibrar a membrana timpânica que movimenta os ossículos (martelo, bigorna, estribo), transmitindo o som para orelha interna, onde está localizada a cóclea.

 

» 3 – Orelha Interna
Através da cóclea essas ondas sonoras transmitidas pela orelha média são transformadas em ondas elétricas que são enviadas para o cérebro pelo o nervo auditivo e o cérebro interpreta a informação.

Algumas disfunções, que ocorram em qualquer uma dessas partes, podem ocasionar a perda auditiva.
oticon-intiga-iic

Níveis de Perda Auditiva

Os graus de perda auditiva podem ser os seguintes.

» Leve
Quando a pessoa escuta e não entende a voz fraca (limiares de 25 a 40 dB).

» Severo
Quando a pessoa tem dificuldade de entender a fala em todas as situações; A fala pode ser ouvida se o falante estiver próximo e falando em voz intensa (limiares de 71 a 90 dB).

» Moderado
Quando a pessoa escuta e apresenta dificuldades de entendimento em ambientes ruidosos (limiares entre 41 a 70 dB).

» Profundo
Quando a pessoa tem dificuldade de entender a fala em todas as situações, mesmo que seja emitida em voz forte (limiares superiores a 90 dB).

ATENÇÃO

É fundamental detectar precocemente qualquer alteração na audição, portanto, procure um médico otorrinolaringologista para fazer o diagnóstico. Existem perdas que podem ser tratadas com medicação ou cirurgia e outras que são irreversíveis, em que a indicação do médico é o aparelho auditivo.  A fonoaudióloga é responsável pela realização dos exames que identificam o tipo e grau de perda, ficando também com a responsabilidade de selecionar, testar e adaptar o aparelho adequado, sempre levando em consideração a necessidade de cada paciente.
Amplivox, a vida com mais sentido